Alice no país das maravilhas
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi_U8dcWWUJl7YvzqL8eZQznuauQMW-wq0R-TD1G8zpICg70CqrMliSWZgKDyQhF4btZy4n_2o2T7pHr8_bnqNHgviMyUIaDUcNLUG5J1nCFjsH1raG1uHSDdLQ7EAp5q7_CosEXJ9X2VIa/s200/6273630_722Vt.jpg)
Alice no País das Maravilhas (título original em inglês: Alice's Adventures in Wonderland, frequentemente abreviado para "Alice in Wonderland") é a obra mais conhecida do professor de matemática inglês Charles Lutwidge Dodgson, sob o pseudónimo de Lewis Carroll, que a publicou a 4 de julho de 1865, e uma das mais célebres do gênero literário nonsense ou do surrealismo, sendo considerada a obra clássica da literatura inglesa. O livro conta a história de uma menina chamada Alice que cai numa toca de coelho que a transporta para um lugar fantástico povoado por criaturas peculiares e antropomórficas, revelando uma lógica do absurdo característica dos sonhos. Este está repleto de alusões satíricas dirigidas tanto aos amigos como aos inimigos de Carrol, de paródias a poemas populares infantis ingleses ensinados no século XIX e também de referências linguísticas e matemáticas frequentemente através de enigmas que contribuíram para a sua popularidade. É assim uma obra de difícil interpretação pois contém dois livros num só texto: um para crianças e outro para adultos.
Este livro é uma continuação da obra do mesmo autor Alice do Outro Lado do Espelho, e ambos influenciam ainda diversos autores e filmes como A Liga Extraordinária, de Alan Moore e Sandman, de Neil Gaiman.
Nenhum comentário:
Postar um comentário